Tendências do varejo moderno
- Relacionamento, um cliente fiel vale o mesmo que oito (!!!) clientes infiéis!
Em algumas operações como a Game Stop, clientes fieis compram 3 vezes mais e geram 5 vezes mais lucro do que os clientes infiéis.
- Personalização.
Tecnologia, a disponibilidade cada vez maior de dados sobre o consumidor e o estudo científico deste cliente trazem a personalização cada vez mais para a realidade
- Múltiplos canais de contato: omnichannel.
O consumidor é o novo PDV; 95% das vendas no varejo americano acontecem com empresas que tem lojas físicas, no Brasil esse número é ainda maior, com certeza.
Mais de 50% do tráfego dos varejistas já é no celular, mais de 50% das transações bancárias já se dão pelo celular (é muito mais barato checar o seu saldo no celular do que ir até uma agência, certo?).
- Amizade, consciência e engajamento.
O consumidor quer uma marca na qual confiar, no meio de tantas. Para criar esse relacionamento a empresa deve personificar algo e fazer com que o cliente perceba essa personificação através do engajamento em ações de marketing.
- Negócios disruptivos e experiência.
Muito ligado ao ponto anterior, o cliente quer, mais do que um produto, uma boa experiência de compra. Lojas de serviços tem mostrado isso no Brasil todo (vide Centauro, Boto Sorvetes Artesanais , BeerPorium e os websites da C&A e da Renner)