Carros elétricos são “verdes”?

Green car. Fonte: Gouston Green Chamber

Leonardo Dicaprio chamou a atenção ao receber o Oscar, ele disse algo como: “o mundo está aquecendo, boa parte por culpa do CO2 que emitimos queimando combustíveis fósseis.”

Isso é o que ele e os alarmistas dizem, é claro, mas vamos nos concentrar em alguns dos fatos, em específico em uma das meninas dos olhos desse povo, os carros elétricos, alguns fatos:

Carros elétricos não usam gasolina, e são, portanto “zero emissão” mas…

  1. 1/3 das emissões de carbono de carros elétricos vem da energia necessária para produzí-los;
  2. As baterias levam Lithium, encontrar esse metal não é uma atividade “verde”;
  3. Quando o carro sai da linha de produção ele já emitiu mais de 11 toneladas de CO2, para fazer um carro convencional, cerca de 7 toneladas;
  4. Durante o uso, carros elétricos também emitem carbono, em especial onde a energia elétrica é gerada por combustão de derivados de petróleo (como é comum na Europa e nos EUA);
  5. Comparando um Nissan Leaf (elétrico), consumirá, em 150 mil km, 31 toneladas cúbicas de CO2, um mercedes cdi, andando a mesma quantidade, produzirá 34 toneladas cúbicas. Isso ocorre em qualquer comparação entre carros elétricos, são de 3 a 5 toneladas cúbicas a menos em toda a vida útil.
  6. Para eliminar uma tonelada cúbica de CO2 o custo é de aproximadamente 7 dólares, portanto, após 150 mil km o valor economizado será de 35 dólares, sim, você leu certo, trinta e cinco dólares em cento e cinquenta mil quilômetros.

“Carros elétricos são carros movidos a carvão.”

Vinod Khosla – Co Fundador da Sun Microsystems

Muito mais informação nesse vídeo.

 

 

Share this post