Uber declara US $2,8 bi em prejuízos em 2016

Deu no Wolf Street.

Segundo o Financial Times o Uber “está pavimentando seu caminho para ser a empresa que mais perdeu dinheiro na história do Vale do Silício.”

Só no 2016Q4 a empresa perdeu 991 Milhões de dólares, cerca de duas vezes o prejuízo do 2016Q1.

Hoje o Uber atua em mais de 70 países e faturou 6,5 bilhões de dólares em 2016.

A pergunta do Wolf é: “se você queima 3 bilhões num ano, e possivelmente mais em 2017, quando é que você começa a ganhar dinheiro?”

O Uber tem se mantido por conta da sanha dos investidores que injetaram 5,05 bilhões na empresa em 2016 em três rodadas de captação, além de outro valor não divulgado numa outra rodada. “Quanto dinheiro ainda há para queimar?” Pergunta o Wolf e conclui: “até agora não há sinais de nervosismo dos investidores quanto à inabilidade da empresa de parar ou mesmo diminuir a velocidade de perda de dinheiro e eles não parecem achar que a empresa algum dia se tornará lucrativa.”

Empresas de tecnologia como a Tesla, o Twitter e o Snap, que não são lucrativas – e não demonstram poder ser – tem se aproveitado do dinheiro fácil no mercado e continuarão a agir assim enquanto estiverem conseguindo captar dinheiro para queimar. “Com o hype e a liquidez muito altas, qualquer coisa pode voar por mais tempo do que era previsto”. Diz o artigo.

Share this post