Já pensou se eu estiver errado quanto à Liberdade?

A pergunta foi Feita a Jeffrey Tucker num forum da FEE há alguns dias, e também questionava sobre as convicções dele sobre estar errado sobre o estado.

A resposta dele foi, mais ou menos, a seguinte:

Depois de muitos anos pensando, eu percebi que a coisa mais importante para defender a liberdade está na humildade epistemológica. E exatamente por não sabermos que precisamos desesperadamente manter a liberdade de escolher. Como diz Hayek, se já soubéssemos os resultados da liberdade, não precisaríamos dela. Este é o motivo de eu ser contra o estatismo: ele congela a ação humana baseando-se na convicção arrogante que nós sabemos o que é certo. A verdade é que não sabemos estruturar a sociedade. Ao considerarmos que que podemos estar errados temos a melhor defesa que eu posso pensar sobre o liberalismo. E das coisas que eu tenho certeza, eu contaria essa: a violência institucionalizada não é a melhor maneira para avançar a sociedade como um todo.

O comentário, a meu ver, reforça a importância do conservadorismo social e do liberalismo econômico. O original está aqui.

Share this post