Escola Austríaca além da Economia

O autor mais famoso da Escola Austríaca é Mises, seu trabalho mais famoso é ‘Ação Humana’. A ciência que ele funda no livro é a praxiologia, ela estuda (o que mais?), a própria ação das pessoas.Obviamente o desenvolvimento da cataléxia (a parte da praxiologia que estuda a economia) é o mais conhecido, mas outras pessoas tem usado a abordagem austríaca para estudar diferentes domínios do conhecimento, dentre eles:

Mises estudou História (o livro Teoria e História é excelente), também sugiro os textos e podcasts do Chris Calton, em especial a série sobre drogas.

Ciência Política: o Apăvăloaei fala sobre o tema (aqui), bem como o Adriano Gianturco, Bruno Garschagen e Martim Vasques no Brasil.

Sociologia: o Fillieule tem um texto falando sobre delinquência.

Organizações Militares e Guerra: o Prof. Matt McCaffrey tem muitos textos sobre o tema.

Em transportes e mobilidade, o Adriano Paranaíba tem vários trabalhos.

O próprio Rothbard tem um pequeno texto falando sobre onde a praxiologia pode ser aplicada, além da economia.

Hayek falou de direito (Law, Legislation and Liberty), bem como o Frederic Bastiat (com seu importantíssimo “A Lei”), nos EUA, o Juiz Napolitano é o atual carregador da bandeira e, no Brasil, o Prof. Rodrigo Marinho segue falando sobre isso.

E um monte de gente tem usado a EA na Administração, em especial na área de Empreendedorismo (vide vários textos de Foss & Klein e eu mesmo em Marketing Estratégico).

As ciências sociais, em geral, são um território ainda majoritariamente a ser desbravado. Enfim, há muito além de economia para aplicar os conceitos fundamentais da EA, como pode ser visto no programa da Pós Graduação em Escola Austríaca do Instituto Mises Brasil.

Share this post