É possível controlar inflação e desemprego ao mesmo tempo?

Outro dia, no grupo “Economics is Everywhere” no Facebook surgiu essa pergunta, traduzo aqui a minha resposta, com pequenas edições e alterações de estilo.

A maioria das pessoas não entende. As duas variáveis NÃO estão intrinsecamente relacionadas no longo termo. A inflação é o aumento da oferta de dinheiro (Vide Rothbard e outros austríacos e vários posts desse blog). A curto prazo um aumento da quantidade de dinheiro afeta o desemprego como a curva de Phillips prevê (isso por conta do efeito enganoso da maior quantidade de dinheiro na economia, que faz com que os empreendedores e empresas gastem mais, o que acaba por gerar mais empregos), mas, como foi mais tarde mostrado por Friedman e outros (veja aqui), esse efeito não se sustenta no longo prazo, pois não é possível continuar aumentando a quantidade de dinheiro indefinidademente (vide o que está ocorrendo com a Venezuela).

O Desemprego é influenciado por outras variáveis, qualquer livro decente de macroeconomia mostrará isso, definitivamente a quantidade de dinheiro numa economia não é uma delas.

Share this post