Conflitos nas Organizações e como surgem

No trabalho os conflitos são naturais e até benéficos, é necessário, porém, utilizar técnicas de resolução desses conflitos. Mas como os conflitos surgem?

Segundo o Program of Negotiation de Harvard, existem diversas armadilhas cognitivas e emocionais capazes de exacerbar conflitos.

Interpretações de justiça desequilibradas: ao invés de julgar o que é justo de maneira neutra, acabamos por interpretar o que seria mais justo para nós. Isso ocorre muito entre chefes de departamento quando estão querendo partes maiores do orçamento anual.

Confiança demasiada: humanos tendem a confiar demais em seus julgamentos, isso leva a expectativas não realistas. É comum que as partes numa disputa legal tenham tanta certeza que irão vencer que deixem de lado a possibilidade de negociar e poupar tempo e dinheiro.

Escalonamento do comprometimento: numa greve, numa operação de compra ou numa discussão com um colega, os negociadores normalmente se comprometem demasiadamente com a sua linha pré-estabelecida, mesmo muito depois de esta linha já ter perdido o sentido.

Evitar o conflito: é sabido que emoções negativas causam desconforto e estresse, assim é comum que as pessoas tentem evita-las, esperando que elas desapareçam por si sós com o tempo. De fato, porém, o conflito tende a ficar cada vez mais difícil com o passar do tempo, em especial em organizações, portanto o ideal é enfrenta-lo o mais breve possível.

Share this post