Competição e liberdade melhoram a vida dos trabalhadores

É compreensível que muita gente defenda que trabalhadores manuais com pouca instrução sejam de alguma maneira defendidos de seus patrões ‘malvadões’, essa preocupação, porém, não tem razão de ser num mercado realmente competitivo.

Pessoas que trabalham por um valor que a maioria das outras pessoas consideraria muito baixo ou deplorável fazer isso exatamente por conta de que sua situação seria pior, se não o fizessem.

Na foto diz: “Fiz isso por 0,60. O que ela faria se não estivesse fazendo isso? Como sobreviveria?

Imagine, por exemplo, uma pessoa deixando seu sítio para vir trabalhar na cidade por um valor muito pequeno, é claro que essa pessoa teve incentivos para fazer isso, eles estão possivelmente ligados ao fato de que, no interior, as oportunidades eram bem piores ou até mesmo inexistentes.

Ao invés de criar confusão e ‘protecionismos’ deveríamos encorajar investimentos em locais de pouca ou nenhuma alternativa, ainda que essas alternativas envolvam trabalho com pagamentos bem pequenos, mais empregos faz com que mais pessoas vão atrás de trabalho o que, por sua vez, faz com que os preços do trabalho (aos quais chamamos de salários) aumentem.

Inspirado no Learn Liberty.

 

Share this post