Comércio e Inovação
São muito similares.
Se trata de encontrar maneiras de fazer mais com menos, de melhorar a produtividade.
Fazer mais com menos é a única maneira pacífica de melhorar a vida da maioria das pessoas. Mas fazer isso, encontrar maneiras de ser mais produtivo, pode ser difícil e leva tempo, mais ainda para pessoas e países menos desenvolvidos e menos educados.
Quanto mais rápida a transição de pouco para muito produtivo tem que acontecer, mais difícil. A história da pílula mágica que contei outro dia mostra isso, magnifica os ganhos de forma abrupta, o que acaba prejudicando uma parte da população que vive dos problemas que não vão mais existir por conta da inovação.
No fim das contas comércio, em especial o internacional, e inovação realizam a mesma função. Aumentam a produtividade e fazem com que, na média, as pessoas melhorem suas condições de vida.
É claro que algumas pessoas vão sofrer, serão prejudicadas, mas ao mesmo tempo, como faremos mais com menos, sobrarão recursos para investir em outras coisas.
Essa expansão, que vem da liberação dos recursos que aconteceu pelo aumento de produtividade, não é vista. Para entendê-la é necessário pensar um pouco além do óbvio.
Como na janela quebrada.
O que é necessário lembrar é que se gastarmos menos em cimento, TV’s, brinquedos ou roupas ou o que quer que seja, teremos mais para gastar em outros lugares com outras coisas, coisas que nos fazem melhorar de vida, na maioria das vezes.
E é por isso que comércio e inovação e crescimento são importantes.