Busca de Renda e será que posso comer o que eu quiser?

Churrasquinho de gato, o famoso
Churrasquinho de gato, o famoso “miau”

Virou moda: alguém diz que tal produto é ruim para a saúde e surge uma urgência por intervenção estatal proibir aquele produtor de vender seu produto.

Isso é muito comum, por exemplo, nos lanches de bicicleta ou naqueles de meio da rua, sempre tem alguém querendo impedir a pessoa de comercializar e a desculpa é para ‘defender as saúde das pessoas’.

Será que as pessoas não são capazes de julgar se aquilo é bom ou não para elas? Por qual motivo o governo sabe melhor do que eu o que é bom para a minha saúde?

Pior, quem normalmente mais reclama da presença desses fornecedores são aqueles que estão sendo prejudicados pela concorrência que eles trazem (!!).

esses fornecedores aí, vendendo comida barata, com certeza estão prejudicando nossos amados consumidores!!

É um caso clássico de busca de renda.

Os incumbentes não querem concorrência, concorrência é ruim para eles, bom para que consome, então eles se apoiam em suas conexões políticas para tentar impedir, via legislação que um competidor possa competir. Lindo, não?

Pelo bem dos nossos amados consumidores e pensando em sua saúde, os nossos concorrentes precisam ser impedidos de vender a comida que eles produzem na nossa cidade.

Fica a pergunta: o que uma menor competição fará com os incentivos dos que permanecerem no mercado para manter a segurança da comida?

Share this post