“A lei da oferta e da demanda funciona para tudo, menos para o Salário Mínimo”(?)
Depois de estudar e ensinar princípios de economia por algum tempo ainda me pego vendo ex-alunos defendendo que o salário mínimo precisa aumentar, mesmo sabendo que quando o preço de algo aumenta, a demanda por essa coisa irá diminuir (esqueça aqui o efeito da elasticidade).
Se tu pensas assim, ou seja, se achas que o aumento do Salário Mínimo não obedece a lei da oferta e da demanda (por algum motivo que não imagino qual seja), por favor, leia abaixo e me responda nos comentários:
Imagine que haja algum problema direta ou indiretamente conectado com a quantidade de horas trabalhadas por pessoas que tem pouca habilidade para trabalhar (como são, normalmente, aqueles que recebem salário mínimo), poderia ser que esses caras comessem mais comidas prejudiciais à saúde deles, ou o dinheiro a mais os levasse a consumir drogas ilícitas, qualquer coisa de ruim. O que você faria se quisesse, para ajudar esses caras a não se prejudicarem, reduzir o número de horas trabalhar por eles?
Por exemplo, você poria um imposto sobre o trabalho? Se sim, por favor explique como o efeito desse imposto seria diferente do efeito causado por um salário mínimo.