De cima para baixo e o problema da pobreza
Talvez o maior problema do mundo seja a pobreza extrema.
Como dizem os melhores economistas, essa condição é a norma, não a exceção na história do homem, não obstante, muita gente tenta acabar com a pobreza, pensando e agindo de maneiras grandes, por vezes até megalomaníacas, tentando melhorar o mundo.
A Bill And Melinda Gates Foundation é um exemplo.
A Millenium Villages project é outro. O objstivo aqui não é falar do projeto, mas de como grandes idéias de cima para baixo podem, no final das contas, prejudicar as pessoas.
Numa das vilas o projeto deu fertilizantes para os agricultores, funcionou, o aumento na produção foi enorme, mais de 3x.Maravilhoso, não?
Problema: não havia como escoar a produção, nem como estocá-la, aquilo que não foi consumido virou comida para animais que trouxeram doenças. um desastre.
Noutra furada o projeto entregou para uma vila uns mosquiteiros para defender as pessoas da malária, não demorou para as pessoas perceberem que os instrumentos dariam ótimas redes de pesca. Resultado, todo mundo comeu melhor durante um tempo, mas a malária continuou.
A Nina Munk escreveu um livro sobre como as Millenium Villages estão tendo problemas e deu uma entrevista esclarecedora para o Econtalk.