Pesquisa de satisfação simples: usando NPS
O tipo de pesquisa de satisfação chamado de NPS (Net Promoter Score) é possivelmente, a mais simples maneira de conhecer a satisfação do seu público.
A lógica toda se baseia em duas perguntas que entregam informação muito útil: quão leal seu consumidor é de fato. As perguntas são:
- De 1 a 10, quão provável é que você recomende o nosso produto para amigos e familiares?
- Qual a razão para você ter dado essa nota?
A resposta para a primeira pergunta vai te ajudar a classificar os clientes em três grupos diferentes.
- Os que deram 9 ou 10 são os promotores. Não estão somente satisfeitos com o produto ou serviço recebido, eles estão tão satisfeitos que irão falar sobre você e recomendar sua empresa para outras pessoas.
- Os que deram 7 ou 8 são os chamados neutros, eles estão contentes, mas não o suficiente para que se tornem promotores, você precisa fazer mais para impressioná-los.
- Os que dão de 0 a 6 são detratores. Ou eles estão somente desapontados ou não estão satisfeitos o suficiente e deverão trocar de fornecedor ao longo do tempo.
Já a segunda pergunta apresenta as razões para a nota dada. As notas dos promotores (9’s e 10’s) são úteis, pois te ajudam a descobrir o que foi que você fez que os tornou teus advogados para o mundo lá fora. Depois de entender isso, você pode tentar replicar a mesma coisa com outros consumidores de forma a transformar mais deles em advogados. No caso das respostas menos boas, elas ajudam a entender o que você deve melhorar para impedir que eles deixem de ser seus clientes.
Mais sobre o tema aqui, aqui e aqui.