Salário mínimo em sala de aula

Nas aulas de Economia os alunos sempre perguntam algo do tipo? “E se os preços subirem na mesma proporção do salário mínimo (SM)? Isso não seria suficiente para que os negócios conseguissem pagar os trabalhadores mais sem ter que demitir ninguém? Por exemplo: se o SM subir 25% e todos os preços subirem os mesmos 25%?

Primeiro: o custo do trabalhador é só uma parte do custo total do produto, então um exemplo melhor seria: “se o SM subir 25% isso aumentaria em 10% os custos para os empresários, que, por sua vez, aumentariam seus preços em 10%”.

A resposta é mais ou menos a seguinte:

se todos os preços sobem em resposta a um aumento no SM, de forma que os lucros dos empresários não caiam, então só existe uma solução: a quantidade que os consumidores comprarão será menor do que antes do aumento. Ou seja, com o aumento do custo do produto/serviço o consumidor deverá comprar menos (visto que seu rendimento não aumentou). Por exemplo, serão menos lanches, menos carregadores, e menos gente ficando em hotéis ‘baratos’. Com menos gente consumindo, a oferta tendera a cair, o que fará com que a demanda por trabalhadores que recebem o SM também caia. Resultado: Menos trabalho para trabalhadores pouco preparados.

A coisa é bem mais profunda, mas entender isso já ajuda bastante.

 

Share this post