von Clausewitz e Estratégia (2)
Para se dar bem em estratégia, precisamos primeiro entender o que estratégia significa.
O talento do estrategista está em identificar os pontos mais importantes e concentrar-se nelas, removendo forças de coisas secundárias e ignorando objetivos menores.
Carl von Clausewitz
Identificar: um bom estrategista sempre parte de uma análise da situação para criar um entendimento profundo do ambiente competitivo e das suas realidades. Como diz o mantra militar: “inteligência precede operações”.
Pontos mais importantes: a idéia central que deve ser entendida por todos na organização e sobre a qual iremos tomar todas as decisões para sermos melhores que os competidores. Depois de identificar isso se torna uma questão de foco e determinação.
Concentração: concentrar tudo: não somente recursos físicos, mas também a vontade, os corações e mentes.
Remover forças: tudo aquilo que tentamos fazer de novo tira forças de todo o resto que estamos fazendo. Escolher, portanto, implica em decidir o que não fazer. Estas subtrações são, normalmente, as decisões mais difíceis de fazer, mas não fazê-las pode ser fatal. A decisão mais perigosa é não decidir.
Ignorar: estratégias vencedoras dependem de mentes disciplinadas e caráter para colocá-las para agir. Sem distrações. Devemos manter o principal como principal.
Mais aqui.