Suor e coitadismo numa pequena estória

Vi no Facebook uma pequena história (diz-se que escrita por Tom Nicholson, a quem eu não conheço) que aqui transcrevo:

Um homem olhou para o meu Corvette esses dias e disse: “fico imaginando quantas pessoas poderiam ter sido alimentadas com o dinheiro que esse carro esportivo custa”.

Respondi que esse carro alimentou várias famílias que o construíram, as pessoas que fabricaram os pneus, os trabalhadores que fizeram os componentes do carro, alimentou os mineiros que retiraram o cobre necessário para os fios, os trabalhadores que construíram os caminhões necessários para transportar o minério de cobre, os motoristas de caminhão que levaram o cobre da mina para a indústria, as pessoas que trabalham nas concessionárias e suas famílias, e muitas outras… mas, eu tinha que admitir, não sabia exatamente quantas pessoas ele havia alimentado.

Essa é a diferença entre o capitalismo e a mentalidade de “bem-estar social” socialista. Quando você compra algo, você coloca dinheiro no bolso de outras pessoas e dá dignidade a elas por terem trabalhado.

Quando você dá algo a alguém em troca de nada, você tira a dignidade e auto-estima dessa pessoa.

Capitalismo é dar voluntariamente o seu dinheiro em troca de algo que tenha valor para você.

Socialismo é o estado tirar o seu dinheiro contra a sua vontade e te fazer engolir algo que você nunca pediu.

Ficam as perguntas:

  1. Quem saber melhor o que é bom para você, você mesmo ou algum burocrata do Estado?
  2. Como os filhos de quem vive do ‘bem-estar social’ irão encarar o futuro? Eles irão perceber a necessidade de trabalhar para se sustentar? Se não, como iremos resolver isso? Com mais ajuda Estatal? De onde virá o dinheiro para isso?

Share this post