Schumpeter era Marxista?

“O capitalismo pode sobreviver? Não, não acho que ele possa” Joseph Alois Schumpeter (1883-1950 ) começa assim parte do seu livro de 1943 Capitalism, Socialism and Democracy.

Além disso um paper recente pergunta diretamente: “Was Schumpeter a Socialist?

Por conta do que disse Schumpeter, muitos são levados a crer que ele concordava com a análise de Marx, cheguei ao ponto de ter um professor bradando em sala de aula “Schumpeter era Marxista!”.

A questão é que, apesar de terem conclusões similares – “o capitalismo não vai sobreviver” os dois autores diferiam fundamentalmente sobre as razões para isso.

Enquanto Marx se regozijava do futuro fim do capitalismo e acreditava que ele viria pelas mãos do “proletariado explorado pelo capital”, Schumpeter acreditava que o capitalismo seria destruído por seu próprio sucesso. Este sucesso espalharia uma classe intelectual que tiraria seu ganha pão do ataque ao sistema burguês responsável ele mesmo por sustentá-la.

Parece que o cara estava certo, para saber mais sobre os intelectuais e sua luta contra o mercado  ouça esse podcast do Senso Incomum.

Para completar, Schumpeter não se regozijava do provável fim do capitalismo, ele dizia: “se um médico prevê que seu paciente irá morrer, isso não significa que ele deseje essa morte”.

PS: Schumpeter era Austríaco, estudou economia em Viena e foi aluno de, ninguém mais, ninguém menos, que Eugen von Böhm-Bawerk, todas as informações são da Econlib.

 

Share this post