Por que os empregos na indústria americana tem caído?

A eleição de Trump nos EUA trouxe a tona a discussão sobre os empregos fabris, tradicionalmente ocupados pela classe média americana, que sumiram nos últimos 30-40 anos.

Trump e outros acreditam, ou alegam acreditar, que esses empregos se foram por conta dos acordos comerciais ruins com outras nações (a China é o bode expiatório da vez, mas o México já o foi) mas seria essa mesmo a explicação para o declínio dos empregos nas fábricas?

Não.

Os empregos na indústria Americana diminuiram por conta do aumento na produtividade, isso ocorreu não só na por lá, mas no mundo todo.

O economista  David Dollar:

“a diminuição dos postos de trabalho nas fábricas deriva primordialmente das mudanças tecnológicas, não do comércio. O percentual ocupado pela manufatura no total produzido nos EUA é bem estável, mas o percentual de pessoas empregadas tem diminuído a uma taxa constant por conta de que o aumento da produtividade nas indústrias é maior do que o visto nos serviços. Essa tendência pode ser observada em qualquer economia desenvolvida, incluindo a Alemanha [ao contrário dos EUA] que tem balança comercial positiva”

Share this post