Popper e o progresso científico

Karl Raimund Popper foi um dos maiores filósofos da ciência do século XX, ele reconhecia, por exemplo, que “observações pressupõe a existência de algum sistema de expectativas”  (1972, p. 344).

Ele defendia ainda que o progresso científico começa quando as observações da realidade confrontam-se com as concepções das teorias até então existentes. Quando isso ocorre surge o problema científico.

Para resolver esse problema uma teoria é então desenvolvida e proposta, as consequências lógicas dessa teoria, ditas hipóteses, serão então testadas empiricamente até quando possível.

O objetivo dos testes é sempre refutar a hipótese, não confirma-la. Quando as predições de uma teoria são falsificadas, ou seja, quando as hipóteses são refutadas, a teoria como um todo deverá ser rejeitada, afinal suas deduções lógicas não se confirmam na realidade.

As teorias que, pelo contrário, sobrevivem aos processos de testes e tentativas de refutação são cada vez mais corroboradas e, assim, cada vez mais aceitas.

Ele era Austro-Húngaro, nascido em Viena, e falesceu em 1994, aos 92 anos.

Share this post