O que gera valor?
Muita gente confunde o preço e valor. Existem coisas de grande valor que custam muito pouco, coisas de altíssimo preço e com um valor baixo. Daí vem a lógica:
Preço é apenas uma expressão de valor.
Como uma expressão de valor, o preço depende de diversas outras variáveis, elas se resumem numa palavra “escassez”, algo escasso é, por definição, difícil de ter, de encontrar, será caro quando muita gente demandar.
Por isso o ouro é caro, o nióbio, o petróleo – por isso também que quando a tecnologia para explorar o petróleo dá um salto o preço cai, o produto fica menos escasso (o desenvolvimento do Fracking nos EUA e o que aconteceu com o preço do petróleo no mundo no último ano, por exemplo).
A mesma lógica serve para o trabalho, quanto mais escasso e mais demandado for, mais caro será, eis a explicação para tantos bacharéis ganharem pouco, eles são iguais a centenas, milhares de outros, são abundantes, se um não aceita o trabalho, outro, de um nível muito parecido, o fará. Da mesma forma isso explica um fato de um recém formado em medicina ganhar R$ 30 mil no primeiro mês de trabalho.
Esta é também parte da explicação para a existência de exames de suficiência para Advogados e Contadores – e brevemente, pelo que dizem, para médicos. O exame aumenta a escassez, isso aumenta o valor do bem ou serviço o que aumenta seu preço.
Portanto, quanto mais você quiser ganhar, mais terá que saber: quais os recursos escassos que eu tenho ou posso adquirir que o mercado valoriza?