O governo gasta demais com servidores?
Outro dia o Terra publicou um artigo falando sobre os problemas da economia brasileira e alguns dos motivos que nos levaram até aqui, dentre os motivos apontados estava a dúvida: o governo gasta demais com servidores?
A Transparência Brasil afirma que 16% das pessoas empregadas no Brasil são funcionários públicos, regula com as taxas da LatAm, e abaixo das taxas do Reino Unido (23%) e França (20%).
Ao mesmo tempo o número de comissionados federais chega a 20 mil, segundo a organização. Outra ONG, a Contas Abertas, fala em mais de 30 mil cargos criados desde 2002.
Segundo a reportagem, o Orçamento prevê que o pagamento de servidores federais consumirá R$ 252,6 bilhões, maior do que o valor total disponível para investimentos. Isto para pagar cerca de 615 mil servidores, (130 mil a mais do que há 10 anos).
Enquanto o Estado oferecer benesses impossíveis para o setor privado, notadamente salários muito altos desde o início da carreira e estabilidade quase que total, o Brasil estará dando um tiro no próprio pé, tirando os melhores profissionais, aqueles que geralmente conseguem passar nos concursos, dos setores produtivos e os colocando no Estado, que, por definição, consome o que foi produzido. Um abacaxi difícil de descascar.
O link para a reportagem do terra.
Recomendo esse artigo e esse artigo sobre o talento brasileiro sendo sugado pela burocracia estatal.