Dever do Estado e a lei de Munger
Michael Munger é um economista americano, ele, como bom libertário, vive tentando esclarecer sobre o que o estado de fato é, recentemente ele sugeriu a seguinte sequencia de passos a serem seguidos antes de começar a discutir sobre se o estado deve, ou não, fazer alguma coisa.
- Argumente em favor do que você acredita que o estado deva fazer, quais devem ser as responsabilidades do estado, faça uma lista;
- agora pegue essa lista e substitua, todas as vezes que a parecer ‘o estado / o governo” deve, coloque o nome de pessoas, de políticos que você conhece pessoalmente ou de ouvir falar, políticos que participam de sistemas eleitorais nos quais existem interesses de grupos de pressão;
- se, depois de fazer a substituição, você ainda acredita que ‘o estado’ deva fazer alguma coisa, então temos algo a discutir..
Munger usa, como Mises e como Olavo de Carvalho e como “O Filósofo”, Aristóteles, uma abordagem de individualismo metodológico.
Estados/Governos não são capazes de agir, somente pessoas agem.
Se você não acredita nessas pessoas fora do sistema estatal, por que acreditaria nelas quando se tornam agentes de coerção?