Como ele consegue?

– O que ele tem que eu não tenho?

– Porque aquele cara parece tão mais inteligente do que eu?

E a resposta para essa e tantas outras perguntas que assombram a vida de tanta gente, especialmente quando se fala de trabalho, de estudo? Essa dificuldade em entender porquê alguns simplesmente conseguem resultados enquanto outros só olham (e muitas vezem reclamam), qual seria a resposta para isso?

Boa parte disso é culpa de uma parte do cérebro humano chamada “lizard brain” (ou cérebro reptiliano), ela é a responsável por fazer com que você seja capaz de usar reflexos muito simples, ao mesmo tempo ela também é responsável também frear nossas ações menos comuns, faz com que temamos o risco e busquemos a maior segurança possível, em outras palavras, é mais fácil não fazer nada, não se responsabilizar, não arriscar. O Cérebro reptiliano nos dá a desculpa que precisamos para não agir, aí está o ponto.

Todos temos que lutar contra o “lizard brain” todo dia, isto é um exercício e como qualquer exercício requer disciplina, o que é bem difícil de conseguir, ainda mais no caso de povos latinos.

Escrever, ler, estudar, enfim qualquer atividade que exija risco (vou conseguir o resultado?) e dedicação (o resultado não vem a curto prazo) é, no fundo, uma luta com o seu “lizard brain”.

E então? A desculpa vai continuar?

Share this post