Batatas podres são consequência

Sem o autopoliciamento individual a irracionalidade toma conta da economia.Até por isso o socialismo e sistemas similares não funcionarão jamais em sociedades maiores, podem até funcionar em pequeníssimas comunidades isoladas, mas nunca em um páis ou uma cidade grande.

rotten

A antiga URSS é uma das provas disso. A (propagada) intenção inicial do sistema socialista era substituir o incentivo econômico por apelos políticos e morais ao patriotismo e à consciência social dos trabalhadores. Não funcionou (e não vai funcionar nunca). Máquinas caras se estragavam, como o bem era ‘coletivo’, ninguém se incomodava em protegê-lo num galpão. Bens coletivos são ‘propriedade de ninguém’ e as pessoas tendem a pensar que outro alguém sempre irá se preocupar com eles e que, portanto, elas mesmas não precisam se preocupar.

Outro exemplo, metade da colheita de batatas apodrecia antes de chegar ao consumo. Sem incentivos, relacionados ao autointeressse, não havia e nem haverá ligação entre causa e efeito econômicos, entre custo e valor, entre esforço individual e bem estar pessoal.

O trecho acima foi levemente adaptado de um texto maior do Clemente Nóbrega sobre Teoria dos Jogos, bem interessante.

Share this post