E se não existissem preços?
O suprassumo da ideia socialista, tudo é de todos, nada é de ninguém, não há porque reclamar que um tem mais do que outro porque todos tem tudo, de maneira igual. O Paraíso na terra.
Imagine que você seja o responsável pelas estradas de ferro na ex-URRS, mercados e preços não mais existem. Tu e teus camaradas tem que planejar como usar os recursos.
É necessário construir uma conexão entre a estrada A e B e que há uma montanha entre elas, para simplificar vamos imaginar ue existem apenas dois recursos, aço e serviços de engenharia, vocês podem:
- Construir por dentro da montanha, gastando menos aço e mais serviços de engenharia;
- Ou passar ao lado da montanha, gastando mais aço e menos engenharia.
Qual seria a melhor escolha para o bem da nação?
Tanto a engenharia, no primeiro caso, quanto o aço, no segundo, são necessários também em outros projetos. A questão é: em quais desses tantos projetos, esses recursos são mais valiosos?
Para responder seria necessário saber: qual conjunto de recursos é menos urgente para outros propósitos?
Mas como saber qual o conjunto menos necessário?
Para isso seria preciso conhecer como esses recursos seriam usados em outros setores, na agricultura, por exemplo. Para saber o valor dos recursos na agricultura, seria necessário saber qual o valor que os consumidores dão aos diferentes alimentos produzidos e assim por diante.
Enfim, para decidir qual a melhor solução, um sábio deveria conhecer o valor de todos os usos possíveis de engenharia e de aço. Seria isso possível?
A resposta é: não. Esse conhecimento sobre o valor dos recursos está espalhado entre milhões de pessoas. E isso é o que é chamado por Mises de “o problema do conhecimento do planejamento central”.
Essa é a razão pela qual o Socialismo, em seu viés econômico, sempre, irá falhar.
Ao contrário, numa sociedade capitalista, os preços carregam informações sobre o valor de cada recurso para cada uso.
Ao escolher a alternativa mais barata para a empresa, tu estarás escolhendo a melhor alternativa para a sociedade, os recursos poupados serão investidos em outra coisa, gerando mais benefícios para mais pessoas.
O vídeo abaixo apresenta a idéia de maneira mais profunda.