Políticas Monetária e Fiscal em poucas linhas

Política Monetária controla a oferta de dinheiro. Literalmente: quanto dinheiro há na economia. É Responsável também pela taxa básica de juros para empréstimos. Normalmente é dever do banco central e idealmente não deve sofrer interferência política.

Política fiscal refere-se à quanto dinheiro um governo coleta em impostos, taxas e ‘contribuições’ diversas e como esse dinheiro é gasto. Não é possível gastar além do que se arrecada, a não ser que se façam empréstimos, é o chamado deficit spending, trocando em miúdos, o governo gasta o que não tem sob a desculpa de que é importante por algum motivo.

Para pagar os credores o governo pode, em certos casos, emitir moeda, o que gera inflação. Se um país não controla sua política monetária estará impedido de emitir moeda, portanto, terá que pagar seus débitos reduzindo gastos e cobrando mais impostos.

O Brasil preferiu a primeira solução. Emitiu moeda para pagar o que não deveria ter comprado, resultado: inflação.

A Grécia não pode fazer isso e, ao que parece, não está disposta a pagar. Resultado: ou aumenta seus impostos e reduz suas despesas ou se declara ‘caloteira’ e, muito provavelmente, deixa de usar a moeda comum europeia .

Share this post