Consultoria e Administração
O SEBRAE define em seus Referenciais o que quer dizer Consultoria:
“processo de intervenção de um agente de mudanças externo à organização/ comunidade capacitado e qualificado na temática da consultoria, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os empreendedores da referida organização/ comunidade nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação”.
Cabe ao empresário compreender, e é tarefa também do consultor fazer isso, que o papel do consultor é de auxílio na tomada de decisão, não sendo por elas responsável.
O consultor sempre será figura secundária. Por isso, por melhor que seja, sem estar ligado a uma organização de renome, acaba por ser não conseguir ganhar muito, um consultor que decide largar um emprego na KPMG ou na Bain e Co. para prestar consultoria sozinho dificilmente vai conseguir cobrar o que a empresa cobraria, geralmente nem a metade disso.
A gestor que contrata a consultoria está buscando um backup para a sua decisão, se der certo, ele é o gênio, se der errado, a consultoria errou. É mais fácil dizer que uma consultoria grande errou do que dizer que um consultor independente deu informações ou analisou cenários de forma errada.